domingo, 15 de outubro de 2017

Cruz e Sousa - Poesias Completas: Outros Sonetos VII

Cruz e Sousa

Obra Completa
Volume 1
POESIA



O Livro Derradeiro
Primeiros Escritos

Cambiantes
Outros Sonetos Campesinas
Dispersas
Julieta dos Santos




OUTROS SONETOS 








[ANDA-ME A ALMA]


Anda-me a alma inteira de tal sorte, 
Meus gozos, meu pesar, nos dela unidos 
Que os dela são também os meus sentidos, 
Que o meu é também dela o mesmo norte.

Unidos corpo a corpo – um elo forte 
Nos prende eternamente – e nos ouvidos 
Sentimos sons iguais. Vemos floridos 
Os sons do porvir, em azul coorte...

O mesmo diapasão musicaliza 
Os seres de nós dois – um sol irisa 
Os nossos corações – dá luz, constela...

Anda esta vida, espiritualizada 
Por este amor – anda-me assim – ligada 
A minha sombra com a sombra dela.




QUANDO EU PARTIR

Quando eu partir, que eterna e que infinita 
Há de crescer-me a dor de tu ficares; 
Quanto pesar e mesmo que pesares, 
Que comoção dentro desta alma aflita.

Por nossa vida toda sol, bonita, 
Que sentimento, grande como os mares, 
Que sombra e luto pelos teus olhares 
Onde o carinho mais feliz palpita...

Nesse teu rosto da maior bondade 
Quanta saudade mais, que atroz saudade... 
Quanta tristeza por nós ambos, quanta,

Quando eu tiver já de uma vez partido, 
Ó meu amor, ó meu muito querido 
Amor, meu bem, meu tudo, ó minha santa!





SEMPRE E... SEMPRE A M. B. 
                 Augusto Varela 
                 Sempre se amando, sempre se querendo. 
                 (Oliveira Paiva)

De longe ou perto, juntas, separadas, 
Olhando sempre os mesmos horizontes, 
Presas, unidas nossas duas frontes 
Gêmeas, ardentes, novas, inspiradas;

Vendo cair as lágrimas prateadas, 
Sentindo o coro harmônico das fontes, 
Sempre fitando a cúspide dos montes 
E o rosicler das frescas alvoradas;

Sempre embebendo os límpidos olhares 
Na claridão dos humildes luares, 
No loiro sol das crenças se embebendo,

Vão nossas almas brancas e floridas 
Pelo futuro azul das nossas vidas, 
Sempre se amando, sempre se querendo.




__________________



Sousa, Cruz e, 1861-1898 Obra completa : poesia / João da Cruz e Sousa ; organização e estudo por Lauro Junkes. – Jaraguá do Sul : Avenida ; 2008. v. 1 (612 p.)

Edição comemorativa dos 110 anos de falecimento e do traslado dos restos mortais de Cruz e Sousa para Santa Catarina.


O diferencial mais arrojado desta organização reside na opção por buscar maior aproximação ao evoluir poético do instaurador do Simbolismo no Brasil. Seus poemas inéditos, na absoluta maioria anteriores à sua fase simbolista, foram aos poucos sendo recolhidos e publicados sob o título O Livro Derradeiro, que muitas vezes tem provocado interpretações errôneas. Se o livro foi o derradeiro na sua organização, os poemas não pertencem à última fase do poeta e não representam a madureza do pensamento e da arte poética do autor. Optamos, então, por colocar esse livro em primeiro lugar, antes da sua trilogia de livros simbolistas, que, estes sim, representam a arte madura do poeta.


______________________

Leia também:

Cruz e Sousa - Poesias Completas: Outros Sonetos I

Cruz e Sousa - Poesias Completas: Outros Sonetos II

Cruz e Sousa - Poesias Completas: Outros Sonetos III

Cruz e Sousa - Poesias Completas: Outros Sonetos IV

Cruz e Sousa - Poesias Completas: Outros Sonetos V

Cruz e Sousa - Poesias Completas: Outros Sonetos VI


Nenhum comentário:

Postar um comentário