quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mexendo comigo, mexendo em mim...


Ensaio 10
baitasar

Cada um descarrega o seu deserto onde lhe for possível, onde lhe deixam. Escrever neste deserto não é mais complicado que antes do deserto existir, continua um exercício de juntar e desjuntar, e separar, e copiar, e pontuar, e desfazer amigos. Um caminho lento e gradual, para uns, uma latência que se transforma em borboleta, para outros, bem menos em quantidade, um desespero que destrói com tudo, derruba as pedras, esmaga a lagarta, uma latência de ocultação e revelação, aí vêm os inimigos, com seus elogios fanáticos, esquisitos, fugazes. E os amigos insatisfatórios que fazem caso, se importam, mas não dão confiança, não bebem junto, não fumam junto, não morrem de overdose junto, preferem - que bom! – envelhecer na segurança dos seus apartamentos de cobertura, com seus jardins suspensos de frente para o pôr do sol, com suas cores bem definidas da vida, mesmo que seja uma beleza insuficiente, estreita para tanto desespero. Esqueceram o sabor do cafezinho antes do nascer do sol, não lembram do silêncio do sono da rua. E os que morrem junto, não têm importância, são parceiros no desvendamento do mistério, tornam-se criminosos da frouxeza, descobrindo um pouco mais a cada capricho, a cada zanga, a cada perdão, a cada desespero, perdendo o medo da revelação. Deus é um fora-da-lei com outras leis, para esses que morrem de overdose, não querem lutar pelos mesmos vícios do pai — Enquanto houver miséria não posso dizer que Deus é bom!
—        Por que Deus? Por que não deixar só na conta dos homens? — olha para o pai dormindo, desgruda algumas remelas do olho, recobra o viço, ele não quer acordar se não for sonhando com a cana, o feijão, a abóbora, o arroz, o milho; quando adoece fica mais forte, o espírito dança até ficar alegre, parece tudo tão natural para o pai — Viver é simples, meu filho, porque o Pai, o Filho e o Espírito, reunidos num só, são a imagem e semelhança da tua paz.
O amor não lhe chega, e quando chega, aparece e desaparece. Abre bem a boca, enfia os dedos, espicha a língua, os olhos latejam, está de joelhos rezando - quando o medo aperta sempre ajoelha - o suor e as lágrimas escorrendo pela pança, esse não é um sonho de amor, é um pesadelo que não lhe desgruda, não é cinema. Tinha a mulherada - pelo menos até o dinheiro acabar - do cabaré, mulherada bonita, mulher feia no puteiro é pra quem não tem dinheiro, não tem nada — As coisas são nossos donos, eu não sou louco... fui feito louco.
Mergulha os olhos entre as colunas, agora descansadas de sustentar a sua amada, uma mulher qualquer, essas vagabundas destilam mirra preciosa, esfolam com as correntes das águas, lavadas no leite dos lírios gotejando, era encantado por aquela mirra preciosa, doce, desejável — A quem importa o que eu sou, se sou a sua amada é o que importa, vem e desce aos canteiros de bálsamo, para pastorear nos meus jardins, colher os lírios derramados, mas antes de sair deixa algumas moedas.
Implora que a amada desvie os olhos dele porque aqueles olhos o perturbam — Sinto vergonha, não, são os teus dentes brancos que brilham através do véu, não, são os meneios dos teus quadris, não, é a taça do teu umbigo redondo, não, são os lírios, a mirra preciosa, os teus dois seios, a torre de marfim do teu pescoço, os teus olhos, o teu nariz, a tua cabeça, a tua cabeleira, estou preso em tuas tranças, estou afogando.
Não quer ser de ninguém, nem dele mesmo, mas tem saudades da mão esquerda da mulher debaixo da sua cabeça, a sua direita despertando o amor, até que este a queira, uma torre de marfim mirando o vale florescendo com ervas aromáticas, canteiros de bálsamos, e os lírios gotejando a mirra preciosa, a súplica que lhe dói. Sente a saudade que nunca quis ter, o medo de se entregar pelo medo da saudade, fecha os olhos aos seus sussurros — É assim que te quero: com gosto de sal e cheiro de terra, quente, penetrante... em mim, exatamente assim, te mostrando, te enfiando, bem assim que te quero, profundo, andando sem roupa pelo meu jardim de mirra, exatamente assim, mexendo comigo, mexendo em mim...
Adelaide e Sèzar acomodavam os costumes com as maneiras das suas vidas, depois dos dias de chuva o céu trás os dias de sol, seja lá o que isso signifique. Estavam na cama, ela recostada nos travesseiros, nua... lendo os remendos que o corpo do Sèzar lhe deixava para ajuntar, passeava as mãos no ar, imaginava o que poderia ter feito, o que não queria ter feito — Eu não deveria ter deixado...
Deixou e fez dele sua sela.
Moravam em uma caverna desassombrada do cotidiano, estavam ausentes das coisas simples, viviam dos encontros do acaso até que parecessem os mais importantes da vida inteira, mas só é possível quando for de verdade e sem nenhuma chance de sentir medo porque criaram asas, e voam em direção à liberdade do sonho — Onde está o endereço da felicidade? Não está neste quarto, é tudo tão provisório, apesar dos anos que emprestamos o quarto para nós.
Ela se gosta nua com esse homem, mas tem medo que tenha chegado tarde à vida, entristece, não sabe se sobrou algo — Nunca mais volto aqui.
(Estou acompanhando com ternura o teu desapego de mim, Adelaide – anotação do Sèzar).
Tenho vontade de lhe chamar a atenção por seu comportamento de covardia, embriagado com as teias do tédio que arrastou à alcova. Fugindo do cotidiano de esperanças com a saia de Adelaide — A mulher da minha vida.
(Você não quer desapegar de mim – anotação do Sèzar)
Esse covarde a obriga para esse endereço de tédio, onde o leito se assemelha a uma tumba alugada — É possível querer andar de costas para frente. — assim, já pronto para partir, Sèzar escapa das mãos para outros lugares, de costas, com muitas dores, ele diz, enquanto ela espera em seu sensual monólogo de amor. Esperar pode desandar um vício.
(O vício de fumar – anotação de Sèzar)
Volta para a cama, deitada com a cabeça nua de orgulhos inúteis, enrolada em Sèzar, aguçada em sua barba espetada, as pernas gemendo — Oh, como és formosa, minha amada, como és formosa! O teu falar de amor é doce, tens o meu coração em tuas mãos. — o homem assente a vontade da mulher se estiver atento à mulher.
(Não quero despegar de você – anotação do Sèzar – deixo o peso do meu corpo assentar-se na vontade da mulher, me chamas com os olhares do apego e fecha os olhos, fico perdido, leva o dedo até os lábios e me avisa para ficar calado, não precisamos das palavras. O teu convite é aceito – essa anotação dentro da anotação é coerente, ele tem medo das palavras que são ditas e não têm conserto, permanecem asfixiadas na memória - com a mão esquerda embaixo da tua nuca, enfio os dedos em teus cabelos, e com a direita vou despertando o teu amor até que tu me queiras. — Adoro, exatamente assim, mexendo comigo, mexendo em mim...)
Estavam na cama, ele recostado nos travesseiros, desvestido de macho... escrevendo sobre as pernas, a luz da pantalha mostrando as sombras da Adelaide dormindo
(As tais leituras que tenho esclarecidas no pensamento não são mais importantes que as outras leituras do inconsciente, as duas formam o meu caráter humano de maneira solidária, mas já não sei se o que escrevo é uma invenção minha ou se eu sou já, agora, uma invenção do que li, estou lendo e ainda vou ler – escolho os livros e vou me inventando, escolhes o livro e vais me inventando. Talvez, eu não consiga ser uma invenção nova nem de mim mesmo, mas um resumo de tudo que tenha se aproximado e ficado ao alcance do gosto possível de sentir sem a boca – o gosto da memória - ou do perfume empoeirado de livros esquecidos em estantes solitárias, abandonados de leitura. A Academia recita as normas das boas maneiras, tento ser justo com as boas maneiras, mas não sou um homem comportado. Minha esperança é o resumo dos autores que li, sobre a vida e sobre assassinatos da vida, sobre a grosseria e a leveza do humano envolvido com as suas humanidades, até que alguma coisa aconteça. Mas de tudo isso eu sei: eu sou um resumo de você em mim.)

______________________

Leia também: 
Ensaio 09 Golos e Cânticos com mirra e incenso 
Ensaio 11 - Um sarau na piscina

Nenhum comentário:

Postar um comentário