segunda-feira, 3 de abril de 2017

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 19

Florbela Espanca



19 - A Mensageira das Violetas





NÃO SER 


Quem me dera voltar à inocência 
Das coisas brutas, sãs, inanimadas, 
Despir o vão orgulho, a incoerência: 
- Mantos rotos de estátuas mutiladas! 

Ah! Arrancar às carnes laceradas 
Seu mísero segredo de consciência! 
Ah! Poder ser apenas florescência 
De astros em puras noites deslumbradas! 

Ser nostálgico choupo ao entardecer, 
De ramos graves, plácidos, absortos 
Na mágica tarefa de viver! 

Ser haste, seiva, ramaria inquieta, 
Erguer ao sol o coração dos mortos 
Na urna de ouro de uma flor aberta!...





?


Quem fez ao sapo o leito carmesim
De rosas desfolhadas à noitinha?
E quem vestiu de monja a andorinha,
E perfumou as sombras do jardim?

Quem cinzelou estrelas no jasmim?
Quem deu esses cabelos de rainha
Ao girassol? Quem fez o mar? E a minha
Alma a sangrar? Quem me criou a mim?

Quem fez os homens e deu vida aos lobos?
Santa Tereza em místicos arroubos?
Os monstros? E os profetas? E o luar?

Quem nos deu asas para andar de rastros?
Quem nos deu olhos para ver os astros?
- Sem nos dar braços para os alcançar?





IN MEMORIAM
Ao meu morto querido


Na cidade de Assis, Il Poverello 

Santo, três vezes santo, andou pregando 
Que o sol, a terra, a flor, o rocio brando, 
Da pobreza o tristíssimo flagelo, 

Tudo quanto há de vil, quanto há de belo, 
Tudo era nosso irmão! - E assim sonhando, 
Pelas estradas da Umbria foi forjando 
Da cadeia do amor o maior elo! 

"Olha o nosso irmão Sol, nossa irmã Água..." 
Ah! Poverello! Em mim, essa lição 
Perdeu-se como vela em mar de mágoa

Batida por furiosos vendavais! 

- Eu fui na vida a irmã de um só irmão, 
E já não sou a irmã de ninguém mais!






________________________


A Mensageira das Violetas, de Florbela Espanca

Fonte: ESPANCA, Florbela. A mensageira das violetas: antologia. Seleção e edição de Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 1999. (Pocket). 

Texto proveniente de: 
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo Permitido o uso apenas para fins educacionais. 

Texto-base digitalizado por: 


Luciana Peixoto Silva – Divinópolis/MG
_______________________

Florbela Espanca - A Mensageira das Violetas 20


Nenhum comentário:

Postar um comentário