terça-feira, 28 de junho de 2016

14. Pedro Páramo: Oí que ladraban los perros - Juan Rulfo

Juan Rulfo




14. Pedro Páramo: Oí que ladraban los perros





Oí que ladraban los perros, como si yo los hubiera despertado. Vi un hombre cruzar la calle: 

-¡Ey, tú! -llamé. 

-¡Ey, tú! -me respondió mi propia voz. 

Y como si estuvieran a la vuelta de la esquina, alcancé a oír a unas mujeres que platicaban: 

-Mira quién viene por allí. ¿No es Filoteo Aréchiga? 

-Es él. Pon la cara de disimulo. 

-Mejor vámonos. Si se va detrás de nosotras es que de verdad quiere a una de las dos. ¿A quién crees tú que sigue? 

-Seguramente a ti. 

A mí se me figura que a ti. 

-Deja ya de correr. Se ha quedado parado en aquella esquina. -Entonces a ninguna de las dos, ¿ya ves? 

-Pero qué tal si hubiera resultado que a ti o a mí. ¿Qué tal? 

-No te hagas ilusiones. 

-Después de todo estuvo hasta mejor. Dicen por ahí los díceres que es él el que se encarga de conchavarle muchachas a don Pedro. De la que nos escapamos. 

-¿Ah, sí? Con ese viejo no quiero tener nada que ver. 

-Mejor vámonos. 

-Dices bien. Vámonos de aquí. 





La noche. Mucho más allá de la medianoche. Y las voces: 


-... Te digo que si el maíz de este año se da bien, tendré con qué pagarte. Ahora que si se me echa a perder, pues te aguantas.

-No te exijo. Ya sabes que he sido consecuente contigo. Pero la tierra no es tuya. Te has puesto a trabajar en terreno ajeno. ¿De dónde vas a conseguir para pagarme? 

-¿Y quién dice que la tierra no es mía? 

-Se afirma que se la has vendido a Pedro Páramo. 

-Yo ni me le he acercado a ese señor. La tierra sigue siendo mía. 

-Eso dices tú. Pero por ahí dicen que todo es de él. 

-Que me lo vengan a decir a mí. 

-Mira, Galileo, yo a ti, aquí en confianza, te aprecio. Por algo eres el marido de mi hermana. Y de que la tratas bien, ni quien lo dude. Pero a mí no me vas a negar que vendiste las tierras. 

-Te digo que a nadie se las he vendido. 

-Pues son de Pedro Páramo. Seguramente él así lo ha dispuesto. ¿No te ha venido a ver don Fulgor? 

-No. 

-Seguramente mañana lo verás venir. Y si no mañana, cualquier otro día. 

-Pues me mata o se muere; pero no se saldrá con la suya. 

-Requiescat in paz, amén, cuñado. Por si las dudas. 

-Me volverás a ver, ya lo verás. Por mí no tengas cuidado. Por algo mi madre me curtió bien el pellejo para que se me pusiera correoso. 

-Entonces hasta mañana. Dile a Felícitas que esta noche no voy a cenar. No me gustaría contar después: «Yo estuve con él la víspera». 

-Te guardaremos algo por si te animas a última hora. 

Se oyó el trastazo de los pasos que se iban entre un ruido de espuelas.



____________________________



El mexicano Juan Rulfo (1918-1986) figura, a pesar de la brevedad de su obra, entre los grandes renovadores de la narrativa hispanoamericana del siglo XX. De formación autodidacta, trabajó como guionista para el cine y la televisión. Con sólo dos obras de ficción publicadas -el libro de relatos El llano en llamas y la novela Pedro Páramo-, ha ejercido una decisiva influencia en la literatura en castellano del último medio siglo. En 1983 recibió el premio Príncipe de Asturias de las Letras.


___________




14. Pedro Páramo: Ouvi que os cães latiam




Ouvi que os cães latiam, como se eu os houvesse despertado. Vi um homem atravessando a rua: 

— Ei, você! — chamei. 

— Ei, você! — me respondeu minha própria voz. 

E como se estivessem na virada da esquina, ouvi umas mulheres que conversavam: 

— Olha só quem vem lá. Não é o Filoteo Aréchiga? 

— É ele. Vamos fingir que não vimos. 

— É melhor a gente ir embora. Se ele vier mesmo atrás de nós é que de verdade quer uma das duas. Quem você acha que ele vai seguir? 

— Você, com certeza. 

— Pois eu acho que vai seguir mesmo é você. 

— Pois pode parar de correr. Ele ficou parado naquela esquina. 

— Pois então não é nenhuma das duas, está vendo? 

— Mas que tal se fosse você ou eu? Que tal? 

— Não se iluda. 

— Afinal de contas, até que foi melhor. Dizem por aí que é ele quem se encarrega de conseguir mocinhas para dom Pedro. Veja só do que escapamos. 

— É mesmo? Pois com esse velho não quero ter nada a ver. 

— É melhor a gente ir. 

— Você disse bem. Vamos embora daqui. 



Noite. Muito além da meia-noite. E as vozes: 

— ... Pois eu digo que se o milho deste ano der bem, a gente vai ter como pagar você. Agora, se o milho se perder, você vai ter de aguentar mais. 

— Não exijo. Você sabe muito bem que fui razoável com você. Mas a terra não é sua. Você se pôs a trabalhar em terreno alheio. Vai tirar de onde para poder me pagar? 

— E quem foi que disse que a terra não é minha? 

— O que se afirma por aí é que você vendeu para Pedro Páramo. 

— Eu nem cheguei perto desse senhor. A terra continua sendo minha. 

— Isso é o que você diz. Mas por aí o que se diz é que tudo é dele. 

— Pois que venham dizer a mim. 

— Olha bem, Galileo, eu, aqui em confiança, aprecio você. Não é à toa que você é o marido da minha irmã. E que você a trata bem, não há quem duvide. Mas não venha me negar que vendeu as terras. 

— Estou dizendo que não vendi. 

— Só que elas são de Pedro Páramo. Na certa ele decidiu assim. Dom Fulgor não veio ver você? 

— Não. 

— Na certa você vai ver ele chegando amanhã. Se não amanhã, qualquer outro dia. 

— Pois me mata ou morre; mas não vai sair do jeito que chegou. 

— Requiescat in pace, amém, cunhado. Por via das dúvidas. 

— Pode deixar, que você vai voltar a me ver. Não se preocupe por mim. Não foi à toa que minha mãe curtiu bem meu couro, para que aguentasse. 

— Até amanhã então. Diga a Felícitas que esta noite não venho jantar. Eu não gostaria de poder contar depois: “Eu estive com ele na véspera.” 

— Vamos guardar alguma coisa, se você na última hora mudar de ideia. 

Ouviram-se os pesados passos que iam embora entre um ruído de esporas.





______________________________


Rulfo, Juan Pedro Páramo / tradução e prefácio de Eric Nepomuceno. — Rio de Janeiro: BestBolso, 2008. Tradução de: Pedro Páramo ISBN 978-85-7799-116-7 1. Romance mexicano. I. Nepomuceno, Eric. II. Título

Pedro Páramo – Romance mais aclamado da literatura mexicana, Pedro Páramo é o primeiro de dois livros lançados em toda a vida de Juan Rulfo. O enredo, simples, trata da promessa feita por um filho à mãe moribunda, que lhe pede que saia em busca do pai, Pedro Páramo, um malvado lendário e assassino. Juan Preciado, o filho, não encontra pessoas, mas defuntos repletos de memórias, que lhe falam da crueldade implacável do pai. Vergonha é o que Juan sente. Alegoricamente, é o México ferido que grita suas chagas e suas revoluções, por meio de uma aldeia seca e vazia onde apenas os mortos sobrevivem para narrar os horrores da história. O realismo fantástico como hoje se conhece não teria existido sem Pedro Páramo; é dessa fonte que beberam o colombiano Gabriel Garcia Márquez e o peruano Mario Vargas Llosa, que também narram odisseias latino-americanas.

_______________________________


Leia também:
___________________________



Leia também:

13. Pedro Páramo: Tocó nuevamente con el mango del chicote - Juan Rulfo

15. Pedro Páramo: … Mañana - Juan Rulfo



Nenhum comentário:

Postar um comentário