domingo, 13 de dezembro de 2015

Histórias de avoinha: os rico tem os bolso cheio de sangue, a doutrina do domínio

Ensaio 69B – 2ª edição 1ª reimpressão


os rico tem os bolso cheio de sangue, a doutrina do domínio


baitasar



Mifioneto, quem manda e pruqui manda e como manda... sempre desenteressô essa preta véia.

num sabia ou fingia num sabê qui num sabê deixava as coisa ruim mais ruim prus preto, mestiço e pobre. Sua avoinha tava errada, num sabê faz ocê pensá qui sabe o qui num sabe. E isso é munto errado. E triste. E desvantajoso. E perigoso. Desse feitio de vivê, as coisa boa só acontece pru patrão e os munto amigo do patrão. As meió oportunidade. As comodidade da vida é pru patrão e os amigo e amiga munto chegado dele. As porta da riqueza num se abre, ela precisa sê forçada abrí. Lá uma veiz perdida, quando a pressão tá munta, ela se abre prum dos coitado eleito no gosto dos rico. É quando eles gosta de mostrá o joão ninguém qui eles deixô entrá e repete, Vença por seus próprios méritos, Vença pelo seu próprio esforço, pra logo fechá as porta. Isso faz tudo qui é joão de ninguém sonhá com as porta daquele portal iluminado e qui com as minguada força qui tem vai empurrá e abrí as porta sagrada na hora qui achá meió

os qui manda nunca vai corrigí a ceguêra dos qui num vê ou vê torto. Os dono das riqueza – qui num é munto, é um pingo no bocado dos esfomeado – é qui manda, pelo menos, enquanto o joão qui num é ninguém pensá qui sua vida tem menó valô qui a vida do patrão. Essa gente qui se acha meió num qué repartí. E os qui se achá menó acredita qui isso é assim mesmo, Os dono venceram por seus méritos, bobice de joão qui num é ninguém se ocê é mais um dos qui pensa assim. Os rico tem os bolso cheio de sangue. As injustiça nem pelo acaso tem reparação. E quem é os dono da riqueza? Não, não é o imperadô. Ele cuida dos interesse do patrão. O dono de tudo sabe fazê conta, distribui as culpa e a servidão nos pobre, humilde e preto. Vive como dono da vida. Num faz amô, ele fode. Tão acostumado tá em se achá superiô. Num se importa de num sê um grande amante nem sente incômodo se trepa pió qui um vagabundo. Ele compra e fode. Os dono de tudo é assim. Eles compra as puta e as notícia. Ninguém fala coisa ruim dele, por isso ele é dono de tudo. Num vê diferente. Fode com tudo

nesse mundo de canalhice ocê precisa decidí se vai lutá inté morrê pra num sê safado ou se vai sê safado. Mesquinho. Fofoquêro de rico. Baba ôvo inté se afogá na baba ou nuzovo. Ou desinteressado, nesse caso, ocê vai precisá escôie entre sê um desanimado cínico ou um indiferente fingido

o recém nomeado capitão-do-mato da villa renegô os orixá das sua origem e se converteu pra cruiz. Nunca esqueceu a dominguêra. Quando num ia é pruqui tava longe, catando preto no mato. A servidão lhe deu o conforto da comodidade de rezá e assegurá a segurança dos siô das terra, gado e escravo. Esses branco qui rezava sentado nos primêro banco da missa é qui mandava cada veiz mais e trabaiava cada veiz menos. Os bolso é cheio com o sangue e a carne dos preto. Eles têm nas cama as marca dos gozo qui derramava nas menina preta. Esses qui faz o siná da cruiz quando faz a ronda na casa da Maria Cobra num entra na fila

mifioneto pensa qui achô um feitio meió de lutá: levá uma vida simples de rebanho. Bobice. Esses qui rezava sentado no banco da frente na missa dominguêra é qui manda sem mandá. A dominação é natural. De cima pra baixo. E ocê mais eu mais todo rebanho vive embaixo, mais eles tem sempre mais alguém embaixo pra dominá com algum contrabando ou exploração. Manda quem diz qui é naturalmente superiô, assim mandá ou obedecê ficô uma coisa natural, inté chegá tudo nos preto e nos índio

mais qué sabê, mifioneto? pió qui num sabê é sabê errado. É creditá nos aviso dos informante do patrão. Pió qui num sabê é tá desinformado com as notícia errada. Cada palavra qui sai do esconderijo dos dono de tudo tem o mesmo caso pensado: continuá com a dominação. Botá na cabeça dos afoito desprevenido o conhecimento enganadô, leviano e ligêro. Um veneno qui mata a vontade aos pouco

a garganta do enganadô é um púlpito. Ele amaldiçoa a justiça qui substitui pelo arrependimento. Todos debaixo é culpado, menos a superioridade do patrão. Ele sabe qui manda pruqui o rebanho aceita sê pacato. A vida simples de rebanho credita no arrependimento qui salva pela docilidade fraterna dos qui manda na terra, no gado e nos escravo. Na vida simples de rebanho, os bolso tá sempre minguando e a culpa é do gado. Aos pouco as vida despenca num abismo de diarréia e vômito sem amô. E o gado passá a trepá esquecido do amô. Muge

o siô padre, o siô juiz e o chefe das pulícia manda mais qui o imperadô qui manda no padre, no juiz e no chefe das pulícia. Parece confusão. Parece brincadêra, mais é só a afeição entre os infame. Eles cuida um dos otro. Gente qui se diz mais gente, autêntica, pura e sincera... como ratos, Civilidade de cavalheiros elegantes, educados, simpáticos e leais. Somos amáveis, não vendemos outros homens, vendemos macacos! Bichos com serventia para a criadagem. Serviçais rudes, indelicados, feios, desamáveis. Selvagens. Devem humildemente se considerarem para sempre escravos. O negro jamais será livre nem irá conquistar qualquer espaço em nossa sociedade pura e branca. Somos escravocratas e escravo não tem voz!

é trabaioso separá os bão da erva danosa, malvada e degenerada. É preciso pensá no qui vê e no qui num vê, escutá o qui se fala e o qui num é dito, sê um bão ouvidô pode sê mais trabaioso qui sê um bão faladô. O silêncio dos informante enganadô é o desenho da sua obediência. Eles só grita quando o patrão dá permissão, esconde os grito qui o patrão num qué escutá. Eles num tem nariz achatado, lábio grosso nem marca de corrente nas canela branca, num carrega cicatriz de açoite, nem carapinha, eles escreve as mentira infame qui escreve pruqui qué sê mais da canalhice qui o patrão

todo mundo tem patrão, é um mundo com dono, num esquece. Uns obedece mais qui os otro, mais ninguém deixa de obedecê. Os qui deixa de cumprí as ordem recebida tem qui sê castigado. É a lei. Essas lei num é descumprida

Tá escuitando, mifioneto?

Tô... o espírito da avoinha não vê que tô no trabalho de cobrador das passagens?

Ocê pensa qui sabe o qui tá fazendo nesse brete, cobrando bilhete passadiço. Mais o qui ocê sabe pode tá errado. O neinho precisa conversá sobre o qui tá descobrindo.

Não posso ficá de conversa com o espírito da avoinha.

Bobice, ocê pode escutá. E avoinha qué lhe escutá. Precisa fazê o balanço dos pensamento qui tem na cabeça e tudo qui tá fora querendo entrá. Ocê tá me escutando?

Tô, mas avoinha tem que sair da roleta...

Mais bobice, num tô atrapaiando. Tu parece com os preto no tempo do Josino: fazendo o crescimento do numerário da riqueza prus dono branco. Os preto desse tempo num tinha munta escôia: aceitá as marca da chibata e seguí vivendo inté onde podia. Ou fugí. Ocê tem a esperança da escola.

Avoinha tem o costume de abusá na quantidade do despropósito. A escola só ensina obedecer. Não educa as incumbências de partilhar e compartilhar a responsabilidade de mandar. E fica perdida. Nem uma coisa nem outra.

Pois só paro as incomodação quando ocê prometê saí desse banco e voltá estudá. O banco qui ocê tem qui sentá é o banco da escola, se serve prus menino branco vai servi pra ocê. Vá e se sirva.

Avoinha, preciso dá no jeito de viver: anão, preto e pobre não tem muito pra sonhá.

E fica mais ruim se num estudá!

Avoinha tá conversando aos gritos...

E qui feitio precisa falá pra ocê escuitá?

Avoinha, por favor... tá sentada na mesa do troco... preciso pegá o troco...

Pois pegue...

Avoinha tá sem calcinha...

Mais qui absurdo, neinho... os espritu precisa usá calcinha? A obrigação do neinho é treminá os estudo da escola, sê alguém preto importante na vida dos branco. Incomodá os branco com a brilhatura de hôme livre. Mostrá prus preto qui dá de consegui.

Vou pensá... vou pensá...

Ainda num é o qui avoinha qué escutá.

Avoinha, o carro dos passageiros já tá com mais movimento na entrada que na saída. Logo não vai ter mais lugar pra subir. Preciso dá atenção no troco...

O mifioneto qué escutá o fim da história do Josino?

Avoinha vai suspender essa contação caso eu lhe faça o pedido?

Não.

Então, por que avoinha pergunta?

Educação, neinho.

Obrigado.

Num seja desaforado. Educação num qué dizê consideração demasiada, tem coisa qui é preciso dizê e otras qui é preciso escutá.

o pisão forte do joão torto no breque carregô os passagêro pra frente e fez aparecê o josino. Continuava um defunto qui num virô defunto. Continuava fantasma. Escondido da história qui os branco gosta de contá

O sinhô Padre chamou?

o padre virô as vista pra porta da entrada da sacristia. Uma acomodação precária. Um lugá qui precisava sê dentro, mais durante o erguimento da igreja tava fora. Ali, naquele quarto, ficava o cofre das vestimenta da missa, o esconderijo do sangue e do corpo do defunto qui os branco nunca vai descê da cruiz. Uma história qui amedronta mais qui pode. Educa e ensina em nome do pai fiô e espritu santo. Um defunto qui virô espritu santo

o padre tomava o cálice nas mão com o vinho qui era seu costume bebê na frente do almoço ou, no devido tempo, depois. Tinha veiz qui tomava nas duas brecha, primêro e posteriormente. E nada estorvava de fazê uso durante o almoço, no caso de tê necessidade. O vinho era gracioso. Uma dádiva tê se juntado ao sangue do defunto santo. Um personagem com muntas utilidade. Tava juntado o útil e o agradável. A cruiz, a chibata e o vinho

o tomadô do vinho santo num tinha cisma nem vacilação qui o defunto santo foi espetado na cruiz pra sê a salvação. O morto na cruiz num tolerava mentira, ladrão e assassino. Por isso, o padre bebia. Ele sabia o qui sabia dos branco sentado nas primêra fila. Ficava calado. Esperava o arrependimento qui salva. Num tinha desconfiança de creditá qui o sofrimento mais o arrependimento é o caminho da salvação

O sinhô Pensavento acredita na salvação?

o hôme qui tava parado na porta da sacristia deu os passo qui precisava pra escutá meió nos aposento do padre. O ajudante do governadô é aquela mão qui manda fazê as vontade dita pelo chefe. Num respondeu de pronto, tinha o costume de pensá mais qui respondê. Oiô disfarçado prum lado e otro, num tinha munto pra sê visto. Depois foi inté a porta dos fundo vê os preto trabaiando em nome do defunto santo. Subindo e descendo. Os lombo ardido com os carregamento. Quando qui fez o qui meió sabia fazê: perguntô e num respondeu

Como Deus vai mudar o mundo para melhor?

A Bíblia responde essa pergunta. Mateus 6:9,10, Rezai pois assim: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome venha a nós o Vosso reino; faça-se a Vossa vontade, assim na terra como no céu.

Então é isso, basta rezar?

É um bom começo. Leia Daniel 2:44, No tempo destes reis, o Deus dos céus fará aparecer um reino que jamais será destruído e cuja soberania nunca passará a outro povo: Esmagará e aniquilará todos os outros, enquanto que Ele subsistirá para sempre.

Podemos mesmo acreditar no que diz a Bíblia?

Sim, pelo menos por dois motivos: Deus tem o poder de cumprir essa promessa e Deus tem o desejo de cumprir essa promessa.

Eu gostaria de saber para onde vão os negros que morrem de apanhar nas mãos dos brancos da domingueira. Qual a solução final para esses negros com fome, tristeza, doentes, acorrentados, sem nenhum cuidado de ajuda? O sinhô Padre sabe dizer?

Sim. Devem estar todos sentados no céu.

Um Paraíso só de negros.

Não, sinhô Pensavento. O Paraíso é um só!

Hum... a mão que segurava a chibata e se enfiava nas negrinhas está no mesmo Paraíso... hum... vantajoso. O sinhô Padre tem certeza qui num tem escravo no Paraíso?

o Caramão oiô direto no otro, o Pensavento

O sinhô Pensavento conhece bem a cólera dos fazendeiros e seus desejos irrestritos à mão-de-obra dos negros. Escravos subordinados e aviltados pela conquista, pelo regime colonial e suas formas compulsórias do trabalho, são vistos como inferiores.

Então, temos um céu para os brancos superiores e um outro céu para os negros, índios e mestiços inferiores.

o Caramão parecia tê sido subjugado

A percepção de tal inferioridade é um poderoso instrumento para justificar o trabalho forçado e a perpetuação dessa ordem social.

O que fazer, meu amigo?

Vosmecê é o Governo...

E vosmecê é o guardião da encruzilhada entre a porta do Paraíso e as catacumbas do Inferno.

O que o amigo espera do futuro?

Recebi ordens do Governador de não só negar, mas impedir o acesso dos negros libertos, índios e mestiços a certas profissões, regalias e melhorias sociais na villa, o padre Caramão ofereceu uma caneca com vinho, mais continuô calado, o otro num tinha terminado o qui devia e queria sê dito, Ordenou que o Chefe das Polícias feche os olhos para os avanços dos fazendeiros sobre as terras de comunidades indígenas.

Filho-da-puta! Por quê?

o padre num era jesuíta, mais gostava de pensá qui teria sido um bão jesuíta

Simples, sinhô Padre. Torná-los disponíveis como mão-de-obra, desqualificando o seu sistema de subsistência. E assim, obrigá-los a buscar emprego fora da comunidade dos índios...

Somos canalhas!

ergueram as canecas e tomaram todo o vinho

Ou ignorantes!

Fechamos os olhos por conveniência e conivência para a mentalidade senhorial dos fazendeiros que buscam riqueza e prestígio. Aceitamos seus desmandos em nome do consumo do trigo, da carne e do vinho. estamos submetidos a concorrência de conflitos pela terra e pelo trabalho.

A doutrina do domínio é um fato consumado.

Mais sangue, perguntô o Caramão

o ajudante do governadô estendeu a caneca, A terra nunca mais vai ser dos originários, aproximô mais a caneca do funil, a sua igreja tem muitas terras...

É verdade, muitas delas dada em usofruto para um ou outro escravo. Usam para plantar mandioca, legumes ou criar aves e porcos.

Serviço sujo que os fazendeiros não querem fazer.

Por enquanto...





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