sábado, 24 de maio de 2014

Fatos que mudaram a história do Rock (10)

Sergeant PEPPER


O lançamento

Data: 19 de maio de 1967, estúdio Abbey Road, Londres


Trechos do livro 50 fatos que mudaram a história do rock...

"No dia 19 de maio de 1967, um grupo cuidadosamente selecionado de jornalistas, DJs e fotógrafos (incluindo a jovem norte-americana Linda Eastman) se dirigiu ao número 24 da Rua Chapel, em Londres. Era a casa de Brian Epstein, empresário dos Beatles. Todos estavam ali para ouvir um disco que viraria o mundo de pernas para o ar: O nome era Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band. Também estariam presentes na festa os autores dessa obra extraordinária - os Beatles."




SSgt Pepper's Lonely Hearts Club Band





1. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - 0:00
2. With a Little Help from My Friends - 2:02
3. Lucy in the Sky with Diamonds - 4:46
4. Getting Better - 8:15
5. Fixing a Hole - 11:03
6. She's Leaving Home - 13:39
7. Being for the Benefit of Mr. Kite - 17:14
8. Within You Without You - 19:53
9. When I'm Sixty-Four - 24:57
10. Lovely Rita - 27:35
11. Good Morning Good Morning - 30:17
12. Sgt Pepper's (Reprise) - 33:00
13. A Day in the Life - 34:20


"PEPPER se encaixava perfeitamente no então chamado verão do amor. Um álbum com personalidade tão cordial e tão cheio de invenção que logo se perdoam suas fraquezas"


"Provavelmente a capa de disco mais icônica que já existiu. Criada por Peter Blake, foi a primeira a trazer a letra das músicas. Foi inúmeras vezes citada por bandas e revistas."


"Strawberry Fields Forever foi a primeira música que a banda gravou, e ela era diferente de tudo o que já haviam tentado. Tudo nela - a estrutura, o som geral, a letra oblíqua - era inovador e inspirador. Demorou cerca de 45 horas para que a sua gravação ficasse perfeita."



Strawberry Fields Forever 








"PEPPER consumiu cinco meses da vida deles e foi gravado nos horários mais aleatórios."


"Depois da finalização de Strawberry Fields Forever, a banda voltou sua atenção a uma nova música de McCartney chamada Penny Lane... A EMI estava ávida por lançar um novo compacto do grupo. Para tirar a gravadora do seu pé, o grupo lhe deu o que possivelmente pode ser chamado de o maior compacto pop da história: Strawberry Fields Forever de um lado e Penny Lane do outro."



Penny Lane







"Embora vivesse se entupindo de LSD, a droga não afetava a enorme competitividade de Lennon. Longe disso. Em um curto espaço de tempo, ele compôs Lucy in the Sky with Diamonds, Being for the Benefit of Mr Kite... Good Morning Good Morning e A Day in the Life. McCartney revidou com Getting Better, Fixing a Hole e a refinada She's Laving Home."



Lucy In The Sky With Diamonds






She's Leaving Home







"Em 3 de junho, Sgt. Pepper entrou nas paradas britânicas e ali permaneceu por 201 semanas. Sobreviveu 175 semanas nas paradas norte-americanas. O disco vendeu 32 milhões de cópias e vive sendo indicado como o melhor de todos os tempos. Porém, mais que tudo isso, naquele verão de 1967, os Beatles mostraram a todos as grandes possibilidades do formato do álbum - para benefício de todos nós."



A Day In The Life







 
______________________

Outras histórias:

Keith Richards e Mick Jagger

Nenhum comentário:

Postar um comentário