sexta-feira, 13 de outubro de 2017

histórias de avoinha: nesse tempo fui cabunguêro

mulheres descalças



nesse tempo fui cabunguêro

Ensaio 109B – 2ª edição 1ª reimpressão


baitasar



ainda tava cismado cum aquele desembaraço da moça, um jeito qui fez eu cantá mais qui já cantei inté conhecê a moça. ela mifez contá inté uqui num sabia qui tava cum vontade pra falá pruqui cantá num é só repetí, Sim, siô. Tô indo, siô. Já vô, siô.

eu num parecia uqui parecia qui queria dizê, mais ela parecia tá mais divertida qui aborrecida pra escutá, pra respondê. ieu num queria esperá utempo da moça, sabia quiumeu tempo acabava, tinha a boca espremida ditão apertada, sem sabê uqui fazê, sem sabê uqui dizê. suspirei sem fazê ruído – isso é coisa importante disabê, suspirá sem reclamá – sem desapertá a boca grossa, carnuda, uma boca grávida. ela num puruguntava se eu precisava ajuda. acho qui num precisava puruguntá. a boca carnuda ficô dormente duaperto pra segurá a respiração sem suspiro

inté qui soltei a boca dormente pra repetí a purugunta qui tava sem tê resposta, A moça é sempre assim?

Assim como?

pelo bem da verdade, se tem verdade qui existi, desconfiado era eu pruqui ela tava muntu diboa, mais num puruguntava se eu precisava ajuda. ela num parecia usá máscara, mais oiava cum vontade interessada a carranca qui eu usava todo dia, toda noite. tava dum jeito qui num sabia se a carapaça era eu ou eu era a carapaça. faz muntu tempo qui tinha decidido colocá uma máscara: usá um esconderijo durante serviço dudia, depois tirava pra durumí. inté qui foi preciso durumí dimáscara. num quis assim, aconteceu assim. num foi engano, foi preciso

Confiada cum atrevida... mais peço cum arrependimento desculpa  esse meu descuido cum as palavra solta. Peço qui a moça num fique zangada.

num esperô eu terminá de soltá as palavra num vento pra dá uma risada cum munta alegria. pelo menos, acho qui foi cum alegria. imaginei quantas vida é preciso tê pra essa risada cum tanta alegria assanhada desatiçá a tristeza inté ela se escondê

Não estou zangada, não.

eu aproveitei esse divertimento qui ela parecia tê pra lascá um aclaramento, uma desculpa desabusada, A moça num é abusada, mais é muntu atrevida.

num sei se ela gostô das palavra ou fez caçoada, mais gostei difalá oiando nusóio sem precisá escondê, sem precisá disfarçá gosto ou desgosto, é bão podê oiá sem tê razão pra oiá, só pra oiá sem dizê nada, sem tê qui dizê puruqui oiô. nufundo, todo siô donoditudo, só qué isso: silêncio mais cumprimento das vontade toda dudono

Deixe-me entender... o Moço disse que eu sou atrevida, mas não sou abusada?

num recuei, num retirei uoiá da preta toda deitada na rede. sentia uma comichão desconfortável entre as duas perna, estava quase pra sabê das coisa qui ainda num sabia. num precisei espiá pra sabê qui tava acontecendo um novo acontecido. parece qui só agora passava pertencê ao mundo dus hômi, mais num queria sê grossêro nem descuidado

Isso...

otro riso qui deu da alegria pra espantá a tristeza pra longe, acomodá a zanga na assombração dus aborrecimento. é bão sabê qui num é ruim sentí saudade da casa qui num lembro inem sei qui tive. sentia saudade dusamigo qui podia tê tido cum as palavra da terra dumbigo. sentia saudade disê dumlugá, das vida dulugá. sentia saudade dicabê dentro. sentí saudade é querê vivê

lá tava ela rindo. riso qui aumentava inté ela sacudí toda rede. balançava, dava riso, um alívio pra vida querê vivê

enquanto balançava ela rolava dum lado pru otro, rindo, chamando, cantarolando, Moço, onde o Moço está?

ela era perfeita, pronta pra sê honrada rainha. eu tinha uoiá grudado na rainha. oiava mais oiava, num queria perdê nada qui usóio oiava. ela já tava toda sem pano, parecia qui num queria escondê nada. então, falô cum lentura as palavra qui eu num tinha planejado escutá iqui parecia num tê cabimento

Um dia... todos vamos voltar.

assustei mais qui se ela tivesse pedido pra lhe ensaboá as costa. num sabia uqui dizê, num sabia se precisava continua aquele assanhamento

a lua parecia tê parado a subida pra ficá segurando a rede da moça

Ouça...

num parei dioiá, mais tentei escutá já cum assanhamento se mostrando

Sinta...

estava sentindo

ela suspirô pra fechá usóio, depois repetiu

Ouça o vento, sinta o cheiro dos ventos da terra do umbigo... um dia todos iremos voltar.

dei ususpiro qui carrego escondido sem as palavra, elas voltô ficá presa. oiava pru pescoço fino da moça, espreitava sem sabê uqui dizê. a moça ria useu alívio alegre, um espritu grande

E se eu afirmar que o Moço parece um pudim de chocolate? O que o Moço vai fazer?

uqui ela num sabe qui eu num sei... eu num sei... eu tumbém num sei uqui num sei. tem veiz qui eu num sei tudo, tem veiz qui eu num sei nada. bem assim, eu num sei uqui ela sabe qui eu sei. isso é sabê nada, ou só vontade diquerê sabê, mais tem coisa qui pode sê qui num sabê é meió qui sabê. num sei conversá cum moça. num sei chegá perto da moça sem assustá a moça. num sei enredá cum us cavaco das palavra, num sei provocá nem disprovocá. isso tudo parece sê tão difícil, tão arriscado, custoso pra aprendê

nunca conheci moça ditão perto, ditão bunita. só tive um siô desde qui fui descido dutumbêro: siôu bento josé

inum é lembrança boa

esperei muntu tempo pra podê esquecê, mais num consigo fazê sumí, virá pó tanta dô. queria tê lembrança das alegria idas vontade satisfeita, num consigo tê grudada ou escorregando lembrança boa nehuma. isso num é bão pra vida continuá sê chamada vida

as lembrança ruim parece sê a doçura qui atrai as barata tão rápido quanto as fruta piquinina da pitanga pendurada nas galhada das árvore atrai as mão dus muriquinhu. primêro, eles mira nas qui tá mais embaixo, depois vai beliscando o bosque intêro, inté qui só sobrô na crista a galhada das pitanga mais robusta, corada. quando chega utempo das lembrança sê lembrança as lágrima desaparece junto cum as pitanga iu muriquinhu vai embora caminhando, só upeito continua inchado. espia pra trás procurando uma quiotra pitanga perdida

dutempo qui existiu antes num lembro nem da cô dudia, mais lembro da cô dus espritu. as lembrança dutempo diantes virô cinza, lágrima qui us solavanco dutumbêro foi assoprando, expulsando das memória dus pretu daqui, Negrinho! Vem cá!

antes da subida nutumbêro era lei caminhá na volta dubaobá, pedí pra esquecê dus espritu prus espritu esquecê dus pretu embarcado cum aquela coisa à volta du pescoço, Negrinho! Vai junto! Caminha! E pede com força para esquecer as histórias do velho acalô.

upeito inchado, moiado cum as água salgada qui descia dusóio

Negrinho! Vem cá!

num lembro dutanto qui tinha, mais lembro dinumsê tão alto nem disê tão grande. num lembro disê tão forte. eu num lembro da media qui tinha, mais lembro qui foi um tempo qui tava cum dente caindo, otros vingando. foi utempo dus dente morrê pra nascê, Sim, siô.

A partir de hoje, o negrinho já tem nome, Sim, siô, E vai aprender rezar junto com as pessoas de bem da Villa, Sim, siô.

tê ou num tê nome passô num tê mais importância. nome é um só, esse nome qui foi dado pelo siô bento josé num é nome, é marca cum ferro em brasa qui us espritu num reconhece

Quando eu chamar Felizardo é você que estou chamando, Sim, siô.

nas terra dumbigo espritu nascido da barriga é aplaudido, depois titulado cum nome pra apontá caminho quiluminará na sua volta, assim é qui ajuntó reconhece pra se juntá cum espritu du broto recém saído da barriga dumbigo

em algum lugá dumbigo tá unome qui foi maisquerido pra eu. ele tá esperando em silêncio, quieto, só vai balançá cum uvento ias fôia dubaobá quando eu voltá, dure utempo qui durá. queria tê lembrança das alegria dutempo diantes, queria sabê uqui dizê, queria sabê uqui respondê pra moça, O que o Moço vai fazer?

Num sei...

a moça parecia tá mais divertida qui enredada cum a falta das palavra da boca qui eu num falava. na verdade, num tenho verdade pra explicá, sô um pretu qui esqueceu dûso das palavra dutempo diantes pruqui uspretu num pode tê na boca as palavra dutempo diantes. o siô bento josé chama difeitiçaria as palavra dutempo diantes. ius branco aponta prus pretu qui fala cum as palavra da terra dumbigo pra gritá, Preto do demônio!

as palavra dutempo dihoje é as palavra qui ubranco colocô na boca dus pretu pra fazê uspretu obedecê cum paciência, Sim, senhor. Já estou indo, senhor. Muito agradecido, senhor. Entendeu, negrinho? É só repetir.

O que o Moço não sabe?

tem tanta coisa pra sabê, tanta coisa pra puruguntá, tanta coisa qui foi escondida dus pretu, inté as palavra pra tê na boca uspretu precisô inventá, foi falando dum pruotro dujeito qui meió escutava ou escondia as vontade dus pretu

Num sei uquié esse pudim cum chocolate, num sei uquié chocolate, num sei uquié pudim.

mais podia tê repetido pra moça qui aprendí usá a boca na missa dus domingo, lá atrás, em pé, cum uspé descalço. num podia faltá, o siô bento josé num deixava, Assim, o negrinho se limpa dos pecados. Rezar é melhor que desobedecer, Sim, siô, Ninguém ensinou o negrinho fazer o sinal da cruz, pruruguntô só pra puruguntá, ele sabia a resposta. eu respondi só pra deixá ele entretido cum as palavra, Não, siô, Não senhor, o quê? Negrinho estúpido, Não, siô. Num aprendi nehum siná cum cruz, É fácil, é só prestar atenção. Olhar e repetir, o negrinho sabe? Responda, negrinho, Sim, siô, Então, repita: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. E não me faça passar vergonha!

tumbém aprendí usá a boca na natureza dusiô bento josé. aprendí engolí a natureza dusiô bento josé. tudo sem reclamá. ele é branco, reza toda manhã qui é domingo pra sê abençoado. ele é branco donoditudo, aqui na villa eles pode tudo. eles sabe escrevê as palavra certa, eles sabe falá mais bunito, isso é uqui eles diz. eles gosta muntu é dimandá na justiça dushômi e dudeus, Felizardo! Diabo de negrinho!

Sim, siô.

Venha, cá!

Sim, siô.

A partir de hoje, também vou usar o seu vaso traseiro!

mimama, mipapa, a vontade foi gritá, pedí salvamento, mais sabia qui num ia tê ajuda. num tinha ninguém pra metê juízo nusiô bento josé, Venha, cá!

num consegui mexê uspé duchão nem pra obedecê nem pra fugí. num tinha espritu bão na casa grande. a senzala tava longe pra escutá pedido cum ajuda qui num ia podê atendê. donoditudo num tem muntu, mais usqui tem domina tudo qui é pescoço com as migalha qui eles solta pelo caminho. lá tava eu na missa, rezando, agradecendo num tê qui sentá

usiô bento josé miusô inté cansá. num esqueci, num vô esquecê tanta dô. quando cansô da boca iduvaso trasêro comprô uma muriquinha piquininina, É de pequena que se ensina segurar um pepino torto. Ficam muito melhor ensinados que os comprados crescidos, a primêra coisa qui deu pra vê é qui ela tava trocando usdente cum leite pelos dente cum menina muriquinha

sentí alívio

foi nesse tempo qui passei sê cabunguêro






_________________________

Leia também:

histórias de avoinha: Ora ye ye o! A ie ie u!
Ensaio 107B – 2ª edição 1ª reimpressão


histórias de avoinha: agarrada na terra, pendurada nucéu
Ensaio 108B – 2ª edição 1ª reimpressão


histórias de avoinha: o moço vai deitar na rede?
Ensaio 110B – 2ª edição 1ª reimpressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário